1987 : Sauber Mercedes C9 (nº61)


Foi necessário esperar nove anos depois da criação da Sauber AG para ver um C5 inscrito nas 24 Horas de Le Mans , em 1977.

Quando Peter Sauber pediu à Mercedes para utilizar o túnel de vento no intuito de melhorar a aerodinâmica, os engenheiros alemães ficaram muito impressionados com a qualidade do trabalho de RudiFaul, o autor da carroçaria. Foi o factor que desencadeou o contrato entre as duas firmas: a Mercedes forneceria o motor enquanto aSauber se ocuparia de estudar o chassis e a carroçaria.


aerodinamismo foi particularmente bem estudado , o que permitiu ao C8 atingir a segunda melhor velocidade de ponta em Le Mans em 1965.
No entanto, a sua estabilidade manteve-se relativamente mediana, por causa de um efeito ao solo menos acentuado que nos carros daconcorrência.


Em 1987 a Sauber Mercedes Kouros apresentou dois carros em LeMans , nas mãos de Pescarolo/Thackwell/Okada e Ganassi/Dumfries.Heini afinou ainda mais a preparação do M117 Mercedes, o bloco foi reforçado com painéis de alumínio e as rodas passaram para as 17 polegadas à frente e 19 polegadas atrás.



Os carros evidenciaram um grande potencial durante os treinos, mas os resultados na prova não se mostraram à altura. A partir da quarta hora, o nº62 de Ganassi/Dumfries partiu a caixa de velocidades e o nº61 também teve de abandonar depois de quinze horas de corrida por causa de acidente.



Comentários

  1. Hermoso Sauber de 1987; en dos años llegaría el ansiado triunfo.
    Abrazos!

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