1980 : A Prova


Le Mans, 15 de Junho de 1980, 15:58. Chove copiosamente e Jaussaud ao volante do Rondeau M379B segue na última volta, com Ickx ao volante do Porsche 908/80 a uma volta. Mais ou menos a meio do traçado de La Sarthe, Jaussaud apanha um lençol de agua e o Rondeau sai em frente pela escapatória. Na boxe do pequeno construtor artesanal francês, o sangue gela a Jean Rondeau e restante equipa. “Isto não está a acontecer....” terá ele pensado.
No dia 14 de Junho de 1980, às 16:00, chovia como nunca choveu numa edição das 24 horas de Le Mans. No arranque, Ickx simplesmente deixou-se ficar para trás pois o "spray" lançado pelos protótipos e pelos GT's do Grupo 5 era tanto que a visibilidade andava perto de nula, e ele conduzia um Porsche 908/80 aberto quando os restantes conduziam BMW M1, Porsche 935 e Rondeau fechados, o que lhe proporcionava maiores dificuldades de condução à chuva. Sem problemas dessa natureza, Fitzpatrick colocou-se logo na dianteira, passando Ickx e também Pescarolo. Mais atrás, Hans Stuck (Ale) fazia uma prova de outro mundo colocando-se em duas horas na segunda posição, quando havia arrancado em 26º lugar no seu BMW M1 da categoria IMSA. Ickx, que havia-se atrasado imenso durante a chuva, e o patrão Joest que completava a dupla da Martini Porsche, rapidamente se afirmaram como os mais rápidos em pista à medida que a chuva abrandava, ganhando posição atrás de posição e aproximando-se do top 5. Ainda antes das 4 horas de prova, o BMW M1 de Hans Stuck/Dominique Lacaude (Fra)/Hans-Georg Bürger (Ale), é atingido por destroços de um Porsche 935, de que resultam a destruição do radiador e do pára-brisas do GT alemão apoiado pela BMW Motorsport, vendo assim a sua prova irremediavelmente prejudicada.
Chegadas as 4 horas de prova, e começando o anoitecer em La Sarthe, Ickx/Joest lideravam no Porsche 908/80 da Martini Porsche, com Fitzpatrick/Redman/Barbour a 13 s no Porsche 935 K3 da Dick Barbour Racing; Wolleck (Fra)/Kelleners (Ale) a 16 s, num Porsche 935 K3 da Kremer Racing; Pescarolo e Ragnotti a 26 s no Rondeau; e Stommelen (Ale)/Plankenhom (Ale)/Ikusawa (Jap) a uma volta, num Porsche 935 K3 da Kremer Racing. Já depois da chuva ter parado e a pista começado a secar, Ickx começa a ganhar uns impressionantes 10 segundos por volta aos seus perseguidores quando um problema na bomba de injecção o faz perder 13 minutos na box para a sua substituição - era o primeiro golpe de teatro. Quando regressou à pista já tinha caído para a sétima posição. Mais à frente, com 6 horas de prova, é a vez de Wollek ir à box com o mesmo problema, deixando então Fitzpatrick na cabeça da corrida, com os dois Rondeau M379B de Pescarolo/Ragnotti e Jaussaud/Rondeau nas 2ª e 3ª posição.A meio da prova, Ickx/Joest já haviam consolidado a liderança com uma volta de vantagem sobre Jaussaud/Rondeau, três sobre Fitzpatrick/Redman/Barbour e cinco sobre Spice/Martin/Martin, que continuavam a liderar a classe GTP sem oposição da WM Peugeot. De Cadenet/Migault/Wilson, fechavam o top 5 a seis voltas do líder, e estas posições mantiveram-se até às 18 horas de prova, quando se dá o segundo golpe de teatro. Ickx/Joest voltam de novo à box, desta vez com problemas de caixa de velocidades, levando-os a perder a liderança da prova, que passa para Jaussaud/Rondeau que ficam ainda com uma vantagem de 5 voltas. Meia hora depois, é a vez de Fitzpatrick/Redman/Barbour terem problemas com o seu Porsche 935 e perderem o 3º lugar para o outro Rondeau de Gordon Spice e dos irmãos Martin, mantendo-se no entanto na quarta posição.
Com 3 horas para o fim da prova, Jaussaud passa o volante para Rondeau que sai para a pista com pneus slick quando volta a cair uma forte chuva no circuito de La Sarthe surpreendendo o piloto-construtor francês nas curvas Dunlop, que não consegue evitar o despiste batendo nos rails de protecção. O motor vai abaixo e Rondeau só ao fim de imensas tentativas é que consegue voltar a colocar o V8 da Ford em funcionamento. Visivelmente nervoso com o sucedido, e vendo a vitória escapar-lhe por entre os dedos, Rondeau segue muito lentamente pela pista ignorando as trajectórias. Ickx começa a recuperar tempo com voltas 10 s mais rápidas do que Rondeau, que só fica uma hora em pista, entregando o seu protótipo a Jaussaud, de longe um piloto mais capaz e experiente para terminar a prova e segurar a vitória, que entra em pista na mesma com pneus slick pois já havia terminado de chover.A pouco mais de meia hora do fim da prova, a chuva regressa, e Ickx, que conduzia o último turno do Porsche 908/80, vai à box trocar para pneus de chuva, quando estava a 2 voltas de Jaussaud. Este decide não fazer o mesmo e aparentemente faz uma boa aposta pois consegue manter o comando da prova de forma segura apesar da aproximação de Ickx. A poucos minutos das 16:00, começa a chover copiosamente e Jaussaud ao volante do Rondeau M379B segue na última volta, com Ickx ao volante do Porsche 908/80 a uma volta. Mais ou menos a meio do traçado de La Sarthe, Jaussaud apanha um lençol de agua e o Rondeau sai em frente pela escapatória. Na boxe do pequeno construtor artesanal francês, o sangue gela a Jean Rondeau e restante equipa, mas Jaussaud consegue manter o carro em funcionamento e longe dos rails, voltando lentamente para a pista e conseguindo a primeira vitória de sempre de um piloto/constructor em Le Mans. Na volta de consagração, dezenas de milhares de adeptos inundam a pista em delírio, para dar a Rondeau e a Jaussaud aquela que foi talvez a maior ovação a um vencedor das 24 Horas de Le Mans.O filho de Le Mans havia ganho a prova...Ickx/Joest acabariam por se contentar com o 2º lugar, com Spice/Martin/Martin a completar o pódio, no segundo Rondeau, que vence ainda a classe GTP, de novo. Fitzpatrick/Redman/Barbour, uma das duplas que animou mais de metade da prova, ficariam em 5º lugar, contentando-se com a vitória na classe IMSA. Desiludido com a prova, Ickx chegaria a anunciar o seu abandono, mas mais tarde voltaria de novo a estar presente em Le Mans. (texto Autosport)

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